segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vivemos em um país democrático?



O que esta pergunta tem a ver com o rock'n'roll? Tudo. Sempre alguém fala, "ainda bem que este país é democrático, queria ver se fosse nos tempos da ditadura"... e por aí vai. Mas o rock sempre pregou a liberdade, por isso vou escrever algumas palavras, pois sou livre.

Mas, por que algumas pessoas ainda acreditam que realmente vivemos em uma país democrático? Isto é algo que gostaria de entender. Tudo bem, na época da ditadura, tudo era proibido. Qualquer coisa fora do normal investigavam; espancavam e mandavam cidadãos que iam contra o governo militar para outros países; os artistas enviavam as letras para o órgão da censura analisar e depois decidir se a banda ou cantor poderia gravar ou não.

Mas hoje, final da primeira década do século XXI, no governo do oligofrênico Lula, acredito que ainda há censura, devido a respostas que recebi de alguns jornalistas. Como o zine agora sai por uma editora, os caras falaram que seria bom arrumar um jornalista responsável devido a alguns problemas que poderiam ocorrer. E então eu perguntei "que tipo de problema?" Aí citaram alguns e eu fui conversar com profissionais da área, explicando o conteúdo do fanzine, até levando números anteriores, mas a resposta era sempre a mesma, "prefiro não assinar, é complicado, qualquer problema pode sujar para o meu lado e posso até perder o meu registro de jornalista". No mínimo quatro pessoas me responderam de maneira parecida. Então pensei, por que tanto medo?

Após alguns dias de análise das respostas e lembrando toda a palhaçada que o nosso governo faz, cheguei à conclusão que no Brasil nós vivemos uma pseudo-democracia, pois alguns pensamentos que fogem um pouco do senso comum, podem ser motivo de processos. Atualmente o que mais se ouve é essa palavra "processo". Tudo é motivo para algum espertinho tentar tirar proveito de alguém e faturar em cima. Então eu não posso me expressar como quero, falar ou escrever tudo o que penso? Fodam-se todos, aqui o espaço é meu e escrevo o que quiser, nenhum corrupto vai me torrar o saco. Nenhum jornalista assinou, respeito a opinião deles, é um direito que eles têm, mas o zine saiu e escrevi tudo o que passou pela minha cabeça. Aqui ninguém quer difamar ninguém, o espaço é pequeno para falarmos de música, então temos que aproveitar o máximo possível. Estamos a fim de levar informação e cultura para a galera que hoje é super mal informada, queremos informar da maneira mais honesta os leitores do zine.

E por que as pessoas são mal informadas? Porque nós não temos direito de escolha. Esse é mais um aspecto que mata a democracia. Revistas, jornais, MTV, só escrevem e tocam o que é pago, o famoso "jabá" e as rádios então... Alguém acredita que o NX Zero e a Pitty são tão bons assim? De jeito nenhum, eles são horríveis, só têm a fama devido ao jabá que as gravadoras pagam para as rádios e MTV. Quem assistiu ao último VMB certamente sabe do que estou falando. É igual política, entra ano e sai ano e são sempre os mesmos, vide os vereadores que foram eleitos em Itatiba para o período de 2009-2012. O jabá é algo ignóbil, nojento e impede que bandas que fazem um som por amor consigam trilhar um caminho de sucesso. Quantas bandas nunca sairão da obscuridade devido ao preconceito e falta de apoio? Viver honestamente de arte e cultura em um país pobre e medíocre e com uma educação de quinta categoria como o nosso é algo heróico. Não por acaso, muitas pessoas abrem mão de suas ideologias para sentir o falso gosto da glória. Estamos vivendo atualmente a era do politicamente correto. E isso nada mais é que um cabresto imposto no povo para impedi-lo de pensar e falar o que realmente sente.

Você acredita em tudo que sai nos jornais e revistas? Tudo o que é noticiado nos telejornais e programas de TV? Acredita que o sucesso de alguns artistas hoje é devido à competência deles? Que o Faustão leva algumas bandas em seu programa porque ele acha legal? Que os dez clipes mais pedidos na MTV foram escolhidos pelos telespectadores? Se a sua respota for sim para algumas destas perguntas, por favor, após ler isto, jogue o zine no lixo. Mas não na rua, pois vai emporcalhar ainda mais a cidade. Limpe a bunda com ele, mas não o guarde. Pois com certeza você não é uma pessoa livre, é somente mais um que foi engolido por essa máquina voraz de alienação que algumas pessoas (principalmente alguns "intelectualóides") chamam de mídia. (IG)

Um comentário:

ROCK N' WATTS disse...

Kra tem hora q a gente escreve as coisas no blog e num parece q estamos sozinhos? De uma certa forma o fato de vc emitir a sua indignação seja via o zine ou por uma música(como eu faço) com certeza vai desencadear pensamentos q um dia vo ser úteis a nós mesmos e a todos q hão de vir neste mundão sem rumo!!!
Continuem e perseverem que sempre estaremos torcendo por vcs e por todos que clamam por ser justus uns com os outros.
Vcs dai e nois daki!!!
Abrçs