Arquivo Pessoal
Por André Fiori
Uma vez uma moça com uma criança de colo vibrou ao saber que
o que ela procurava era Pixies, “Here comes your man”. Levou dois segundos. Ela
quis saber: “nossa, o cara nem cantou ainda, como adivinhou?”. Bom, essa foi
fácil. O frustrante é quando, apesar dos esforços, não conseguimos descobrir o
que é. Uma vez contei seis pessoas ouvindo uma fita (outros clientes também
ajudaram) e não chegamos a conclusão alguma. Cada um falava uma coisa:
- Ah, isso aí é anos 80.
- Só pode ser banda inglesa e etc.
A cada pessoa que entrava na loja, eu perguntava: “Ei,
amigo, por acaso você sabe o que é isso aqui?”. E rolava a fita novamente.
Mesmo assim nada. Quando o cliente foi embora, ainda pedi: “Olha, quando você
conseguir descobrir o que é, liga para gente e diz, ok?”.
E quando sei o que é, mas não consigo lembrar? Teve uma vez
em que achei que não conseguiria dormir naquela noite caso não lembrasse o nome
da bendita música. O clipe também ajuda bastante: “Olha, estou atrás de uma
música. No clipe, o cara está andando na rua e esbarra em todo mundo”. Essa é
moleza: “Bittersweet symphony”, do The Verve. Um comercial de TV também, às
vezes, pode esclarecer o mistério. Lembra-se de quando “Fake plastic trees”, do
Radiohead, tocava num comercial, onde aparecia um menino deficiente chamado
Carlinhos? No começo, muita gente achava que era U2, outros, Suede. O Radiohead
aumentou bastante sua popularidade devido àquela propaganda. Uma vez uma
senhora entrou na loja e disparou: “Moço, o senhor tem a música do Carlinhos:”.
E eu, distraído: “Que Carlinhos, Carlinhos Brown?”.
André Fiori é dono da maravilhosa loja Velvet CDs, na rua 24 de Maio, Centro de São Paulo. Há pouco mais de 10 anos, Fiori escrevia coluna que denominada "Atrás do Balcão", na revista Zero, uma das melhores a aparecer no mercado editorial nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário