quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

E mais um ano chega ao fim!

O ano de 2009 sai de cena e deixa saudades em algumas partes, pois foi um ano, principalmente em Itatiba, onde aconteceu vários shows de rock e festivais e algumas festas em alguns bares e pub's que enfim, começam a contar com bandas de rock independente entre as atrações, deixando de lado um pouco as bandas que se dedicam somente aos cover's.

Arquivo Pessoal
Banda Mão de Vaca durante apresentação no 1º Festival Pró Rock realizado em maio

Entre os destaques fica os dois festivais organizados pela galera da Pró Rock, festas no Celso's Pub, Self Fest e o 2º Grito Urbano, estes dois últimos totalmente voltados para as bandas independentes. Na região de Itatiba, destaques para os festivais Auto Rock em Campinas e Cardápio Underground em Bragança Paulista. Um pouco mais afastado, mas tão importante quanto os festivais da região são as noites de rock que rolam quase todo sábado no Stúdio Phabiño, no Guarujá (abração especial para toda galera de lá) e o festival Insanidade Coletiva, capitaneado pelo nosso camarada Ayuso, em São Paulo.

Arquivo Pessoal
Banda Saint Ripper detonando em alguma tarde de agosto no festival realizado no Celso's Pub

Além das saudades dos momentos importantes, ficamos na expectativa de que neste novo ano que começa, a parada aconteça ainda com mais força, apoio de público e patrocinadores e que role com mais frequência, pois nosso povo e parte de nossa juventude anda carente de bons eventos de rock. Este ano também foi muito bom em relação a shows internacionais, várias bandas consagradas tocaram em terras tupiniquins, bandas como Faith no More, AC/DC, Sonic Youth, The Killers entre outras. E 2010 já começa com Metallica, dias 30 e 31 de janeiro em São Paulo, prometendo um novo ano de muito rock'n'roll.

Arquivo Pessoal
Galera reunida para eternizar o 1º Self Fest realizado em novembro

DINHEIRO

Mas nem tudo foi uma maravilha, pois como tudo na vida tem dois lados, precisamos lembrar de algumas merdas que aconteceram durante o ano. Uma das cenas mais vexatórias é a cena do governador de Brasília e seus "amiguinhos" escondendo dinheiro em meias e cuecas, mostrando que a politicagem e a picaretagem no Brasil continua como sempre. Quantos foram punidos até o momento?

Google
E os caras tem coragem de dizer que são inocentes. Brasil, País da impunidade

Algo que encheu muito o saco também foi a tal da crise financeira, que não foi nada daquilo que os "especialistas" previam no início de 2009. A gripe suína, que depois foi chamada de nova gripe, também torrou a paciência e como sempre a grande mídia fez um enorme alarde para algo que não foi nem um terço do que eles falavam. E a morte do Michael Jackson? Quase ninguém mais comentava sobre o cara, mas aí ele morreu e de uma hora para outra virou um cara que era meigo, doce, um amor de pessoa e "deus" do pop. Que saco!

NOVA RÁDIO WEB

E o ano encerra-se com um tom de melancolia, pois um dos canais mais legais para a divulgação do rock independente e de informação sem censura, deixou de operar nos primeiros minutos de 29 de dezembro. Após pouco mais de dois anos, a Nova Rádio Web, por decisão de seu diretor Fabio de Oliveira, Boss, deixou de transmitir sua programação. Os motivos que levaram o encerramento das atividades deve-se a falta de incentivo de empresários e comerciantes que ainda não abriram os olhos e não veem que a Internet e as rádios web, não são o futuro, são o presente.
Com isso, o público que acompanhava a programação perde um espaço muito importante para obter informação e cultura e artistas perdem um espaço para divulgação de seus trabalhos. Mas, o Boss não desanima e diz que a parada é somente para tomar um fôlego e retornar com tudo em 2011 ou ainda no fim deste novo ano. Que assim seja!
Voltando as expectativas para este 2010, nós do blog/zine Canibal Vegetariano continuaremos por aqui, entrevistando bandas, resenhando uns discos, falando sobre os shows das bandas independentes, além de algumas novidades que só o tempo dirá se vingarão ou não. O zine também deve ter uma edição impresa logo neste início de janeiro, no mais tardar no início da segunda quinzena.
O programa A HORA DO CANIBAL continuará tocando o bom e velho rock'n'roll dando prioridade para as novas bandas. Ao menos dois programas por mês serão disponibilizados em formato de podcast no site do programa www.ahoradocanibal.podomatic.com. Portanto, se você tem banda e precisa divulgá-la, é só entrar em contato conosco através do e-mail: nkrock@hotmail.com. Com a Nova Rádio Web desativada, quem acessar o site www.novaradioweb.com.br irá encontrar o conteúdo deste blog.

Arquivo Pessoal
Em agosto a banda Monaural esteve presente nos estúdios da Nova Rádio Web e fez o lançamento da música "Me drogar até morrer"

Então pessoal é isso. 2009 vai, vem 2010, e nada mudará enquanto você ficar sentando apenas reclamando que o mundo e as coisas ao seu redor estão sempre do mesmo jeito. Quer um ano diferente? Reclame menos e faça mais! Rock é atitude e não discurso panfletário. Um bom ano a todos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o encerramento do ano, o Ivan está quase emotivo...rs
Sinal de q há esperança para o resto da humanidade..rsrsrs...
Saudade da NRW, mas na expectativa de seu retorno em 2011...
Bj Ivan, Boss e amigos q fiz na rádio...
de@

ROCK N' WATTS disse...

Um ano muito bom para o Rock em Itatiba, como ja havia lhes dito, muito disto tem a "mão" de vcs q tomam a iniciativa e abrem espaços pra bandas...uma pena a radio ter esse hiato logo agora...conte com a gente!!! abrçs