quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O vereador da juventude

Canibal Vegetariano
Para quem ainda não o conhece, nós lhe apresentamos. Quique Brown é bragantino, casado, pai de 2 filhos, roqueiro, agitador cultural, pedagogo, guitarrista e vocalista da banda Leptospirose, que há mais de 10 anos está na estrada. Nessa pouco mais de uma década, a banda lançou 3 álbuns, um split e excursionou por várias regiões do Brasil, América do Sul e Europa. E agora, Quique Brown foi eleito vereador em Bragança Paulista. A pouco menos de um mês para assumir uma das cadeiras do Poder Legislativo, ele, que concedeu várias entrevistas a este blog, onde falou muito sobre rock e a cena independente, agora fala sobre política e os rumos que deve tomar nesse novo desafio.



Canibal Vegetariano: Para começar, vamos direto ao assunto. O que representa os 1.326 votos que você recebeu?
Quique Brown: Em termos gerais, um trabalho reconhecidíssimo por uma parcela bastante significativa da população bragantina.
Ainda não fiz um balanço das urnas para ver de onde vieram meus votos, mas tenho certeza de que o público que votou em mim é bastante diversificado e isso traz a tona uma sensação bacana de que tudo o que fiz de forma altamente independente (DIY – do it yourself – faça você mesmo) durante todos estes anos, foi amplamente reconhecido.

CV: O que o motivou a entrar para política partidária e após essas eleições o que mais podemos esperar?
QB: A motivação foi a mesma que os Ramones tiveram para fazer música, botaram na cabeça que dava, e realmente dava.
A meta é trabalhar brutal no “alternativo” trazer para linha de frente questões ligadas aos esportes que estão fora do futebol, das músicas que estão fora das rádios, dos costumes que estão fora das novelas, das notícias que estão fora dos telejornais...  

Canibal Vegetariano
CV: Em 2008, você concorreu pelo PC do B, este ano pelo PV. Qual o motivo da mudança de sigla?
QB: Na eleição de 2008, eu estava filiado no PV. Na época, o PC do B que estaria na mesma chapa pra prefeito que o PV, estava precisando de gente e eu acabei migrando de partido. Desta vez, como a eleição era muito mais séria para mim, voltei ao PV, que tem uma ideia “tropicalista” que bate geral com as minhas plataformas de como encarar a vida. Muita gente encara o PV como um partido exclusivamente voltado ao meio ambiente, mas não é só isso.  
Aqui em Bragança o PV é muito forte, o nível dos candidatos em termos de votação é muito alto, muita gente dizia que minha ida ao PV era um suicídio político, pois eu jamais venceria os medalhões que tinham lá dentro, etc. Na hora de coligar, o PV se juntou ao PT e ao PTB, partidos que também tinham nomes muito fortes e aí esse lance do suicídio veio muito mais a tona. No fim das contas, nossa coligação elegeu quatro pessoas e eu fui o terceiro mais votado do grupo e o nono da eleição. Para ser ter uma ideia de como era pesada a disputa interna dentro da nossa chapa, o quarto colocado da coligação DEM/PC do B, que também elegeu quatro pessoas, teve 797 votos, enquanto o nosso quarto colocado teve 1096. Nosso primeiro suplente, quinto colocado, teve 1002 votos enquanto o deles teve 580. Para fechar essa análise doida, na nossa coligação, existem seis candidatos que tiveram mais votos que o primeiro suplente deles e menos que o nosso. Resumindo, era realmente uma chapa muito forte e levar o trono ali foi muito massa!

CV: Cara, você é muito conhecido não só pela banda, mas também por seus vários trabalhos, como a Escola de Música Jardim Elétrico, o Cardápio Underground, entre outras paradas. Como você pretende continuar com esses projetos e conciliar com a vida de marido, pai e vereador?
QB: Estou acostumado com a correria doida do meu trabalho e da minha vida e pretendo continuar 100% no gás total, sem grandes mudanças, depois que eu tomar posse e der início aos trabalhos a coisa pode mudar um pouco, mas a princípio continua tudo igual.

Canibal Vegetariano
CV: O que Bragança Paulista pode ganhar com Quique Brown como vereador?
QB: Políticas públicas para juventude, um olhar mais crítico e menos conservador sobre as coisas, parcerias reais entre a sociedade civil e o poder público, valorização extrema das pessoas que estão aí fazendo alguma coisa e nunca são reconhecidas como deveriam e por aí vai...

CV: Você como político eleito. Que recado você dá para aqueles jovens, principalmente, que são alienados ou que não confiam em políticos devido aos escândalos noticiados diariamente em vários tipos de mídia?
QB: Seja ativo dentro daquilo que você acredita e se com o passar do tempo surgir um político que compartilhe das mesmas ideias que você na sua cidade, o apoie, se não surgir nenhum e houver necessidade, lance sua candidatura ou a de um amigo e vamos em frente!

CV: O que você acredita que precisa mudar, não apenas na política de Bragança, mas no Brasil?
QB: Tem muito “cabo eleitoral” sem competência alguma para trabalhar em qualquer empresa,  inchando gabinete, secretaria e ministério. Esses caras deveriam estar trabalhando em agências de marketing político e não no poder público. Isso precisa mudar, e se mudar, teremos um avanço considerável na terra.

CV: Agradeço pela entrevista e deixo espaço para seus comentários finais. Abraço. 
QB: Ivan, valeu demais por esta entrevista e pelo espaço que sempre deu para mim, ao grupo Leptospirose e ao underground como um todo. Tô ligado que o PV levou a prefeitura aí em Itatiba. Vamos ver o que da para armar aí também né?

Em Itatiba, interior do Estado de São Paulo, o PV, partido de Brown, re-elegeu o vice prefeito Ari Hauck. A prefeitura está a cargo de João Fattori, do PSDB

2 comentários:

Rose prado disse...

Parabéns!Muito boa a matéria.

Unknown disse...

Pessoal,
Sou repórter do jornal JP Notícias e sempre publicamos conteúdos la do Edith, de Braga Pta.. Esta semana, gostaríamos de reproduzir a entrevista de vcs com o nosso amigo Quique Brown... Ficou muito foda...
Vcs me autorizam reporduzir ? Prometo publicar na íntegra e dar o devido crédto ao Canibal ...
Fico no aguardo... Estamos fechando hj ainda, dia 7/12/12 ...
Abraço, galera