terça-feira, 13 de março de 2012

Uma outra história estadunidense


Ideal Records - documentário - 100 minutos

                Quando e onde ele nasceu não é possível afirmar com toda certeza, mas os punks sabem que entre o final da década de 70 e início dos anos 80, do século XX, o punk rock conhecia uma de suas vertentes mais extremas, o hardcore.
                Músicas mais rápidas e guitarras com mais distorção, bateristas que tocavam com uma pegada jamais imaginada, um público ainda mais insano e letras ainda mais diretas contra o sistema político da época e também em contestação ao estilo de vida, principalmente nos Estados Unidos.
                Tudo o que rolou nos seis primeiros anos deste estilo, entre a ascenção, queda e renascimento, está praticamente nesse documentário "American Hardcore - A história do punk rock americano 1980 - 1986". O filme de Paul Rachman, escrito por Steven Blush, inspirado no livro "American Hardcore - A Tribal History", vai diretamente ao ponto em entrevistas/declarações dos principais nomes da história deste estilo que 30 anos depois continua mais vivo que nunca.
                Entre entrevistas com músicos, fãs, zineiros e outras pessoas envolvidas com o estilo, o filme dá uma geral em tudo o que rolou em uma das épocas mais violentas e também mais criativa do rock. Se você busca conhecimento e quer conhecer mais sobre o punk e o hardcore, o DVD pode ajudá-lo, pois nada melhor do que a história ser contada, por quem fez história. 

Nenhum comentário: