______Versão on-line do zine Canibal Vegetariano______

Somos loucos apaixonados por rock, buscando sempre divulgá-lo de forma independente, sem jabá e amarras.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Balanço Musical 2011: com as letras, mestre Quique Brown

Por Quique Brown


Publicado originalmente no Espaço Edith Cultura: http://espacoedithcultura.blogspot.com/

Canibal Vegetariano
Galera curte show no Cardápio
Como já vem acontecendo há uns bons anos, é hora de fazer o balanço final das atividades musicais de 2011. Diferente do que fiz nos anos anteriores, neste, vou trabalhar com três categorias aparentemente distintas (Edith Cultura, Escola Jardim Elétrico e Leptospirose) que, em menos de um minuto de conversa, juntam-se de forma extrema. Boa parte das bandas que vieram pra cá foram graças a contatos do Leptospirose que, por sua vez, trabalha dentro da escola de Música Jardim Elétrico – que, na maioria das vezes, emprestou seu som de graça pras bandas tocarem, bancou os pôsters e botou as bandas para dormir em uma de duas salas. Já o Edith fez toda a parte de divulgação, assessoria e cobertura dos eventos.

Canibal Vegetariano
Uma das atrações gringas: Guachass
Pelas mãos do Edith Cultura, em parceria com a Escola de Música Jardim Elétrico, Bragança Paulista recebeu em 2011: 29 eventos musicais, em 10 pontos (públicos e privados) da cidade, envolvendo 55 bandas diferentes, vindas de 23 cidades brasileiras, 10 estados e 3 países (sem contar o Brasil). O principal estilo musical envolvido nestes eventos foi o rock, em suas mais variadas vertentes, porém, também tivemos eventos com jazz, blues e MPB. Artistas de Bragança se apresentaram em quase todas as ocasiões tanto como banda de abertura quanto como atração principal. A cidade que mais mandou artistas pra cá em 2011 foi a capital pernambucana Recife - com cinco bandas - dos mais variados estilos. 

Os artistas internacionais que recebemos em nossa cidade este ano vieram do País Basco, dos Estados Unidos e do Uruguai, sendo que recebemos artistas dos EUA em três ocasiões diferentes. Toda a turnê brasileira da banda uruguaia Guachass -  com nove shows em 12 dias - foi organizada pelo Edith Cultura, em parceria com a Escola de Música Jardim Elétrico. Dos 29 eventos que aconteceram em Bragança este ano, 15 foram no Taberna Dharma Rock Bar, onde vemos o quão importante é este espaço para a cena de música autoral da cidade. Todos os eventos juntos receberam a presença de cerca de 3.500 pessoas, sendo que em algumas ocasiões as bandas tocaram para 10 pessoas e em outras para 400. 

Canibal Vegetariano
Alegria e rock: Cardápio Underground
No âmbito escolar, a Escola de Música Jardim Elétrico, participou da produção de sete eventos, em cinco lugares diferentes, com a presença de mais de 100 conjuntos escolares e produziu dois cds; coletânea de bandas da Viverde volume 1 e o 1° EP dos Irritantes. Dos 07 eventos produzidos pelo Jardim Elétrico, dois foram realizados com alunos da Escola Viverde, dois com alunos do Colégio Az Billingue e três com alunos da Escola Jardim Elétrico. 

Canibal Vegetariano
Quique refresca-se no Cardápio
O Leptospirose, banda da qual eu faço parte cantando e tocando guitarra, se apresentou 31 vezes em 16 cidades diferentes e sete estados. Seu 4° álbum - Aqua Mad Max - foi lançado em CD por oito gravadoras independentes de todo o Brasil e em LP pela Läjä Records. Durante o ano, o grupo lançou três vídeos, apareceu duas vezes (em ocasiões diferentes) na TV Cultura - em menos de um mês, gravou um ensaio de quase duas horas para a TV Trama e entrou numa parceria monstruosa com a marca de roupas do mal Weird Company.

Nenhum comentário: