sábado, 22 de setembro de 2012

De marginais a ídolos


Vida Sobre Rodas - tudo sobre a história do skate no Brasil - documentário - 108 minutos

Os que antes eram considerados marginais em uma época distante, atualmente são ídolos e tratados com o devido respeito de esportistas. Só quem praticava skate no século passado sabe o quanto foram alvos de preconceitos. Mas o tempo passou e após muitas dificuldades, o skatista passa a ter valor, ainda um tanto quanto aquém do que merece, mas muito melhor do que há cerca de 20, 25 anos.

E para saber mais sobre a história do skate no Brasil, o amante do esporte pode conferir o documentário "Vida Sobre Rodas" de Daniel Baccaro. O vídeo mostra o início do esporte no país do futebol. Os poucos lugares para prática do skate, os primeiros heróis da modalidade, o estilo de vida de cada, as dificuldades a serem superadas entre outros.

Além de retratar os skatistas brasileiros, o filme mostra momentos importantes da política e da economia brasileira e o quanto influenciaram, seja para bem ou para o mal, no futuro do esporte. O vídeo mostra imagens raras e vários conflitos ideológicos entre governantes e skatistas.

Outro ponto positivo da película é referente aos depoimentos, não só dos principais skatistas brazucas, como Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda, Sérgio Negão e Cristiano Mateus, como também relatos dos principais nomes internacionais como Tony Hawk e Christian Hosoi.

Assim como o documentário “Botinada, a origem do punk no Brasil", "Vida Sobre Rodas" também é um relato importante do underground nacional, feito com pessoas que viveram e fizeram a história do esporte. Mas ele não é indicado somente para os skatistas, mas para todas as pessoas que se interessam por esportes radicais, história e lições de vida.

Segue trailer sobre o filme:


Nenhum comentário: